Lançamento TopBus+

Sindiônibus lança em Fortaleza novo serviço de transporte coletivo por aplicativo sob demanda

Em 04 de dezembro de 2019, Fortaleza ganha um novo serviço de transporte coletivo sob demanda, através de aplicativo. O TopBus+ será o novo modal de transporte, que utilizará uma tecnologia desenvolvida pela empresa americana Via, já implementada em cerca de 100 projetos. A capital cearense será a segunda cidade brasileira que irá disponibilizar a nova tendência de transporte, que tem como diferencial o conforto, flexibilidade e um preço acessível compatível à qualidade, além da causa sustentável e coletiva em contribuir com a diminuição de carros nas ruas e consequentemente a emissão de poluentes e congestionamentos.

O TopBus+ é um novo serviço de transporte público coletivo, de caráter especial, sem rota fixa, que atenderá ao chamado de passageiros através de aplicativo. O propósito do serviço é priorizar o coletivo em prol da sustentabilidade e mobilidade urbana promovendo viagens compartilhadas sob demanda, com conforto, segurança e economia. A tecnologia do aplicativo criará rotas inteligentes para atender a necessidade de uma pessoa ou um grupo de pessoas, dispostas a compartilhar deslocamentos, em prol de deixar seu veículo particular em casa e colaborar com a redução de poluentes e com o trânsito da cidade.

O novo modal de transporte irá operar inicialmente com 18 Sprinters da Mercedes-Benz, com conceito de ônibus superleve, cada uma com capacidade total para 13 passageiros sentados e, a princípio, atenderá pedidos de quem queira se deslocar dentro da região do Centro, Praia de Iracema, Aldeota, Mucuripe, Varjota, Papicu, Cidade 2000, Cocó, Joaquim Távora, Fátima, Benfica, alguns principais shoppings e universidades de Fortaleza.

O Sindionibus escolheu a Via como seu parceiro de tecnologia. A Via é fornecedora e desenvolvedora líder de soluções de mobilidade compartilhada sob demanda. Possui contratos com operadores de ônibus e agências de transporte em todo o mundo, incluindo a HP Transportes no Brasil e a Arriva no Reino Unido, bem como importantes entidades de transporte público, como o metrô de Los Angeles, o Transport of London (TfL) e o Berliner Verkehrsbetriebe (BVG) de Berlim.

Vantagens do novo serviço

Todos os veículos possuem ar-condicionado, assentos acolchoados, carregadores para celular e uma identidade visual moderna. O serviço é sob demanda e cria rotas inteligentes, desviando de congestionamentos e pode usufruir da faixa exclusiva. Além de ser uma alternativa para quem deseja evitar trânsito e estacionamentos, o atendimento será personalizado com motoristas contratados e treinados. O TopBus+ também é uma ótima opção para quem está com outras pessoas que queiram ir para o mesmo destino.

Nesse formato, apenas uma pessoa solicita a viagem no aplicativo e a cada pessoa que ela for acrescentando como acompanhante será cobrada apenas uma taxa, gerando assim uma economia para o grupo.

Como funciona o TopBus+

Com o aplicativo baixado e realizado um cadastro, o passageiro informa o local em que está, através de GPS, e digita o endereço pra onde deseja ir. É possível informar quantos assentos deseja reservar, para viagens com acompanhantes indo ao mesmo destino. O app mostrará o número do veículo, o nome do motorista e indicará o local de encontro que o motorista irá busca-lo. Para utilizar o serviço do TopBus+ as pessoas poderão fazer uma pequena caminhada para realizar o embarque, assim como no desembarque também poderá haver uma caminhada ou ser no próprio local de destino do passageiro. O aplicativo que indicará a área. A tecnologia desenvolvida fará com que o aplicativo crie rotas inteligentes atendendo o interesse de todos que estão compartilhando a mesma viagem. As s não terão rota fixa, nem utilizarão paradas de ônibus convencionais. O TopBus+ poderá trafegar nas faixas exclusivas, oferecendo agilidade e o conforto aos passageiros.

Preço e formas de pagamento

O valor da passagem não utilizara o critério de tarifa dinâmica, ou seja não dependerá do tamanho da procura e sim de acordo com a distância do percurso de cada passageiro. O valor mínimo será de R$3,50 e a cada quilometro a mais será cobrado uma taxa de R$1,50, para este projeto piloto. Ao solicitar a viagem a opção de pagamento deverá ser selecionada pelo aplicativo. Serão aceitos cartões de crédito e de débito.

Viagem em grupo é mais barato

Quem solicitar um TopBus+ e estiver em grupo ganhará mais economia. Ao solicitar um TopBus+, é possível informar quantas pessoas farão juntas a mesma viagem. O app irá informar o preço total que será significamente menor do que se fosse cada pessoa solicitando o serviço separadamente.
Para enfrentar grandes desafios na mobilidade urbana, como congestionamentos e emissões de carbono, é necessário encontrar novas maneiras de fornecer transportes coletivos eficientes e de baixo custo. O TopBus+ é uma nova geração de transporte público que irá atender as necessidades de deslocamento das pessoas de Fortaleza com baixo custo e qualidade.

Sobre o Sindiônibus

O Sindiônibus (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará) foi constituído pelos empresários das empresas de ônibus de Fortaleza e Região Metropolitana para fins de estudo, coordenação, proteção e representação dos interesses da classe econômica na área de transporte coletivo. O sindicato iniciou suas atividades oficialmente em 1951 e é composto por três áreas: Consórcio Operacional (Planejamento e Operação) Vale-Transporte (Bilhetagem Eletrônica e Tecnologia) e Sede (Administrativo e Recursos Humanos). Atualmente, são 18 empresas associadas (11 empresas urbanas e 07 metropolitanas).

Sobre a Via

A Via foi escolhida por cidades e agentes de transporte em todo o mundo para ajudar a resenhar o transporte público de um sistema regulamentado de rotas e horários rígidos para uma rede sob demanda totalmente dinâmica. A Via possui cerca de 100 parcerias lançadas ou em fase de lançamento em mais de 20 países, nos cinco continentes. Para saber mais sobre a Via, visite www.platform.ridewithvia.com.

SERVIÇO

Lançamento do novo transporte coletivo sob demanda de Fortaleza: TopBus+

Assessoria de Imprensa Sindiônibus: Juliana de Paula (85) 4005.0970 / 98513.6066

categoria:

Tags: