A guerreira Dandara dos Palmares

De quem você lembra quando falamos da luta pela Liberdade dos escravos no Brasil? Aposto que o nome que vem à cabeça é do Zumbi dos Palmares, não é?

Apesar dele ter sido um dos principais personagens na história sobre a libertação dos escravos, outra personagem chama atenção tanto quanto ele. E essa se chama Dandara dos Palmares.

Pela falta de registros sobre sua origem e poucos relatos sobre sua história, pouco se conhece sobre essa mulher que foi parte importante na luta dos negros escravizados.

Dandara era esposa de Zumbi dos Palmares e mãe de 3 filhos, Motumbo, Harmódio, Aristogíton e membro ativa do mais famoso quilombo do século XVII, o Quilombo dos Palmares.

Muitos historiadores duvidavam de sua existência pela falta de registros, encontrando, muitas vezes na oralidade do movimento negro, os relatos necessários que reconstruíram sua história de forma digna e heroica.

Mais do que apenas esposa de Zumbi

dandara dos palmares

A grande questão envolvendo Dandara é que o fator mais comum atribuído a ela é ter sido esposa de Zumbi dos Palmares e, portanto, secundária na história.

A historiadora Ligia Ferreira da Universidade Federal de Alagoas, afirma que a história de Dandara é contada com traços muito fortes de racismo e machismo. Porém, a historiadora, em suas pesquisas, afirma que ela era mais do que apenas esposa.

Segundo ela, Dandara desempenhava um papel importante no quilombo e era conhecida por ser uma excelente estrategista, capoeirista e defensora do seu povo.

Como líder, chegou a negociar o tratado de paz, juntamente com Zumbi e Ganga Zumba (o primeiro líder do Quilombo dos Palmares e tio de Zumbi), sendo contra os termos com o governo português, que propunha que eles devolvessem escravos fugitivos aos seus senhorios.

Dandara foi voz ativa e guerreira feroz em defesa da liberdade de seu povo. Quando capturada e condenada pelo governo, preferiu a libertação ao se matar e encontrar os seus ancestrais.

Quer saber mais sobre Dandara?

📱Tweet feito pela conta da série da Netflix Dear White People em homenagem a Dandara e Zumbi.

📙 Livro As Lendas de Dandara de Jarid Arraes

As lendas de dandara é um romance apaixonado e apaixonante, que conquista o leitor desde a primeira página e ajuda a preencher lacunas de uma história do brasil que nunca foi bem contada.

💻 Quem foi Dandara dos Palmares? Video do canal Revirando a História

categoria:

Tags: