Categorias
#écoisademulher

Sobrevivi… posso contar. Maria da Penha

Maria da Penha é a farmacêutica cearense que deu nome a principal lei que, hoje, serve como ferramenta de justiça para mulheres que sofrem agressão doméstica.

Hoje símbolo de justiça, Maria da Penha conheceu no seu companheiro o medo por sua vida e pela vida de suas 3 filhas, após anos de violência emocional e física.

Sua história inspira milhares de mulheres que revivem os mesmos cenários que ela viveu durante anos a conseguirem encontrar a paz e felicidade outra vez.

Em 1994, ela lançou o livro Sobrevivi… posso contar, uma autobiografia relatando sua história e os horrores que passou durante o seu casamento.

Sua contribuição rendeu prêmios e notoriedade internacional, tornando Maria da Penha uma das mulheres mais importantes do mundo no combate à violência doméstica.

Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha n. 11.340/2006 foi promulgada em 2006, após 19 anos de luta para que o seu agressor pagasse pelos seus crimes, incluindo duas tentativas de homicídio.

Sua luta e a demora em punir o seu agressor chamou atenção da Comissão Interamericana dos Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), que, pela primeira vez, considerou um crime de violência doméstica.

Instituto Maria da Penha

Após anos de sofrimento e luta por justiça, ela fundou o Instituto Maria da Penha para promover ações sociais que melhorem a qualidade de vida física, emocional e intelectual das mulheres, bem como diminuir as ações que reforçam a cultura da violência doméstica.

Com sede em Fortaleza e representação em Recife, o instituto contribui para a aplicação integral da lei e desenvolvimento de políticas públicas para a construção de uma sociedade livre da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Quer saber mais sobre Maria da Penha?

📙Livro Sobrevivi… posso contar

Maria da Penha oferece sua história como uma forma de contribuir com transformações pelos direitos das mulheres a uma vida sem violência. História que muito tempo depois a tornou protagonista de um caso de litígio internacional para o acesso à Just iça e para a luta contra a impunidade em relação à violência doméstica e familiar contra as mulheres no Brasil. Considerada ícone dessa causa, sua vida está também simbolicamente subscrita e marcada sob a lei nº 11.340 ou lei Maria da Penha.

🎙Tedx Fortaleza

📺 Entrevista com Maria da Penha na TV Assembleia Ceará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *