Síndrome de Tourette

Saiba mais sobre o distúrbio

Você já ouviu falar na Síndrome de Tourette?

Esse distúrbio caracteriza-se por tiques motores ou vocais repetitivos, como piscar repetidamente os olhos e encolher os ombros. A síndrome é mais frequente em pessoas da mesma família e ainda não se sabe exatamente qual a sua causa.

De acordo com o Site Drauzio Varella, a doença é um distúrbio neuropsíquico, que geralmente inicia na infância e tende a aumentar a intensidade a partir da adolescência. O diagnóstico deve ser feito por um neuropediatra ou psiquiatra especializado e deve atender aos seguintes critérios:

  • Tiques motores múltiplos e um ou mais tiques vocais devem manifestar-se durante algum tempo, mas não necessariamente ao mesmo tempo;
  • Os tiques devem ocorrer em salvas (diversas vezes por dia), quase todos os dias ou intermitentemente por um período de pelo menos três meses consecutivos;
  • O quadro deve começar antes dos 18 anos de idade.

É válido ressaltar que a Síndrome de Tourette não tem cura, mas pode ser controlada com o tratamento adequado, como medicamentos que ajudam a controlar os tiques. O ideal é sempre realizar acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra para encontrar o melhor tratamento.

Luiz da Silva, é nosso motorista no TopBus+ e é diagnosticado com a Síndrome de Tourette. O diagnóstico veio há quatro anos atrás. Até então, Luiz achava que eram apenas tiques que ele tinha desde criança.

“Viver com a doença é um desafio, porque muitas pessoas não conhecem, mas o que temos fazer é seguir em frente, levantar a cabeça, trabalhar. Às vezes as pessoas fazem bullying, quando eu era mais novo principalmente. A Síndrome não me atrapalha em nada, hoje eu vivo e convivo normalmente”, revela o motorista do TopBus+.

categoria:

Tags: