5 maneiras de aproveitar o carnaval com a consciência ambiental limpa

Bloquinho na rua, os amigos do lado, música boa, crushes o tempo todo e aquela alegria que só quem é de carnaval sabe qual é.

Quem não tem uma festinha de carnaval do coração que atire a primeira fantasia. A festa mais popular do Brasil é de longe a mais animada e atrai milhões de brasileiros que invadem outras cidades ou aproveitam o que a sua tem de melhor a oferecer.

Brega, funk, samba, axé… não importa qual o seu tipo favorito de música, no carnaval, todos estão sintonizados em um só objetivo: diversão.

Porém, todos os anos, os dias de folia causam um impacto enorme no meio ambiente e no ecossistema das cidades. Só para se ter uma ideia, o carnaval de Fortaleza gera até 12 toneladas de lixo por dia!!

Pensando em reduzir o impacto da nossa diversão na natureza, listamos 5 maneiras de aproveitar o carnaval com a consciência ambiental limpa. Veja só!

1 – O bloquinho do lixo é no lixo

Esse é o principal problema da maioria das cidades brasileiras. Todo carnaval são toneladas e mais toneladas de lixo acumulados todos os dias nas ruas, praias, pontes, mares, rios…

Além de desagradável, acumular materiais tóxicos para nós, para os bichos, pode causar acidentes para quem quer apenas curtir o carnaval de boa.

Evite produzir mais lixo do que você pode dar finalidade. Escolha materiais que possam ser facilmente recicláveis ou que integram à natureza.

Mas, ainda o mais importante de se praticar todos os dias e principalmente nos de folia é jogar o lixo no lixo.

2 – Recicle fantasias

Todo ano as fantasias ficam cada vez mais elaboradas. Tem a turma que capricha na criatividade e, todos os dias, apresentam novas ideias, tem o pessoal que usa a fantasia que está em alta na época e ainda tem quem não ligue e só se fantasia pela zueira.

De qualquer forma, por que não se fantasiar de forma consciente e sem agredir o meio ambiente? Como? Seja criativo.

As ideias não têm limites e se o intuito é se divertir, faça algo como:

  • Utilizar utensílios que você já possua, como lençóis velhos, toalhas que podem ser cortadas, e outros materiais que possa ser transformado;
  • Trocar de fantasia com seus amigos ou reaproveitar fantasias antigas que não usa há tempos;
  • Brincar com adereços que você possa incorporar à sua roupa e criar uma narrativa.

Criatividade é o único requisito que não precisa poupar. Use e abuse das ideias.

3 – Glitter ecológico

Glitter já é a cara do carnaval. Mesmo que você não use (ou não queira) se fantasiar, um pouco de glitter para criar um look diferente já é o hit da estação.

O porém é que o glitter é bastante prejudicial ao meio ambiente. O que acontece é que a substância é composta de microplásticos tão minúsculos que são extremamente difíceis de remover e que não são filtrados pelos equipamentos de tratamento de esgotos.

Por mais que se trate a água que contém resíduos de glitter, eles acabam sempre nos rios e mares, contaminando os seres vivos e atrapalhando as algas a realizarem a fotossíntese.

Isso quer dizer que o carnaval vai ser sem glitter? De jeito nenhum! Há substitutos ecológicos para o glitter comum e algumas marcas já trabalham com essas alternativas.

Além disso, você pode produzir o seu próprio glitter com receitas caseiras bem simples, como essas aqui.

4 – Prefira copinho e canudo reutilizáveis

O calor do carnaval dá aquela sede que é impossível de ignorar. Alguns vão na cerveja, outros ficam na água ou nos refrigerantes.

Não importa o que você bebe, mas como você bebe. Se você for do time do canudo, aproveita e compra os de inox e materiais reutilizáveis ou adote canudos feitos de materiais biodegradáveis ou simplesmente não utilize canudos.

Outro vilão do meio ambiente que você pode deixar pra lá é o copo plástico.

Hoje há várias opções de copinhos reutilizáveis que dobram e podem ser guardados no bolso ou em uma bolsa.

Ou, que tal se fantasiar de viking e levar aquela caneca enorme de cerveja?

5 – Deixe o carro em casa e aproveite da melhor forma

Quem vai pro carnaval, vai de galera, não é? Curtir a festa com os amigos é a melhor coisa que se pode fazer nos dias de festa. Criar memórias inesquecíveis, momentos divertidos e quem sabe até viver um amor de carnaval?

Agora, imagina se em cada turma de amigos, cada um usar o seu carro para ir para os bloquinhos?

Além de ter que perder aquela cervejinha gelada com os amigos, a quantidade de emissão de carbono poderia ser evitada com um simples sistema de caronas compartilhadas como o TopBus+.

Com Sprinters que cabem até 14 pessoas confortáveis, no ar-condicionado, você curte o carnaval com seus amigos, gerando menos poluição e ainda em completa segurança.

Pegando todas essas dicas, tem tudo pra ser o carnaval mais Top de todos os tempos.

categoria:

Tags: